29 fevereiro 2012

Pergunte ao médico

     A partir desse artigo estarei postando algumas perguntas que você gostaria de fazer a seu médico. São dúvidas  que temos sobre situações de nosso cotidiano, muito comuns nas pessoas que fazem Reflexologia e são interessadas em novos conhecimentos; situações que geralmente podem ou não afetar nossa saúde. Algumas apenas são incômodas, outras são curiosidades que talvez seja interessante você saber.

     Estalar os Dedos Engrossa as Articulações? 
     Conforme informações obtidas na Internet, através de sites de fisioterapia e ortopedia, ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo barulho do estalo. O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos. Afirma o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima, que "provocar o estalo no dedo não faz mal algum". Já outros profissionais alegam riscos nesse hábito, com consequências como engrossamento, dor e até perda da flexibilidade dos dedos. Portanto, nesse caso penso que se você tem esse costume, saiba que há controvérsias.


Porquê a gente Soluça?

 Na altura do pulmão temos um músculo chamado Diafragma, que é o responsável pela nossa respiração. O soluço é a contração involuntária desse músculo e geralmente é causado por uma irritação de uma nervo, chamado frênico, responsável por ativar o diafragma, devido a um aumento de volume do estômago. E se você já ouviu dizer que um susto pode curar o'soluçante', saiba que não é lenda, pois esse ato libera adrenalina e ativa esse mesmo nervo frênico. Há também uma outra medida, que é beber água gelada, pois irá provocar o mesmo efeito.


Porquê tenho tanta cãibra?

Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. "Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa". Para resolver, basta contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os praticantes de esporte. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção a canela. Nos dedos das mãos ou pés, a mesma coisa, puxe-os para cima, no sentido contrário.




Cuidando da saúde
Ieda Perez 
Reflexoterapeuta


Aproveite que está conectado e divulgue em suas redes, clicando nos botões abaixo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...