08 julho 2014

Constelação Familiar: você conhece?

Há dias estou me preparando para trazer novos assuntos ao blog, referentes às terapias que trabalho; porém, hoje vou falar a respeito de um breve aprendizado que obtive sobre Constelação Familiar.

É claro que não será nenhum artigo técnico, pois não tenho conhecimento profundo, para isso podemos pesquisar na própria Internet, onde encontramos uma diversidade de conteúdo.

O que pretendo trazer aqui para meu leitor é apenas uma pequena parte de todo o conteúdo aprendido, que foi muito profundo. 

Se você não sabe, o objetivo dessa técnica terapêutica é especificamente para resolver alguma questão conflitante, que não conseguimos ainda encontrar explicação. No meu caso, durante toda essa vida, venho resolvendo diversas questões, que vão sendo eliminadas uma a uma, porém, parece que nunca termina, aff...

Pois bem, ontem fui participar de um grupo e não somente recebi explicações de uma profissional competente, como também fui constelada (esse é o termo que se usa para dizer quando recebemos o trabalho). Acredite, terapeutas também necessitam buscar seu autoconhecimento e principalmente limpar suas dores emocionais e curar suas imperfeições, afinal é para isso que todos nós estamos aqui nessa vida.

Mas, como o conteúdo dessa terapia é muito pessoal, não será isso que vou mostrar aqui; minha intenção é trazer uma informação, entre as diversas que aprendi, muito valiosa a todos nós, que buscamos autoconhecimento, ou simplesmente quem está vivenciando dramas e conflitos de toda ordem (familiar, amorosa, profissional, financeiro).

A informação se refere ao tipo de ligação que mantemos com nossos pais, independente da forma como essa relação foi criada desde nosso nascimento. A terapeuta consteladora nos ensinou que uma das características desse trabalho está relacionada à questão da hierarquia familiar, ou seja, sabermos reconhecer que nossos pais podem ter sido o que foram, serão sempre nossos pais, aqueles que um dia nos aceitaram, seja isso de qual forma foi.

Esse aprendizado me fez lembrar um livro da escritora Louise L. Hay exatamente no seguinte texto a respeito:
"Quanto você sabe sobre a infância dos seus pais, especialmente antes dos dez anos de idade? Se ainda for possível, descubra mais perguntando-lhes. Se conseguir mais informações sobre a infância de seus pais, você entenderá com maior facilidade por que fizeram o que fizeram. A compreensão resultará em compaixão. Se você não sabe e não tem como descobrir, tente imaginar como deve ter sido. Que tipo de infância criaria um adulto como aquele?
  Você precisa desse conhecimento para sua própria libertação. Você só poderá se libertar depois de libertá-los. Você só poderá se perdoar depois de perdoá-los. Se exigir perfeição deles, exigirá perfeição de si mesmo, o que o tornará infeliz a vida toda."
Pois bem,  observe que ela fala sobre "libertação"; e o que mais vejo em consultório terapêutico são pessoas presas ao passado, atreladas a sentimentos sofridos, os quais sempre estão envolvidos por uma participação dos pais, ainda que indiretamente.

E essa técnica utilizada na Constelação Familiar Sistêmica, tem como fundamento gerar e eliminar energias que estão presas, assim com a EFT, porém com a diferença que são feitas sessões com representantes vivos (tal qual atores) de cada personalidade do passado; com isso, essas energias vêm com toda intensidade possível, que está certamente represada, muitas vezes há anos e anos. Posso afirmar porque vivenciei coisas incríveis, que jamais imaginava; e olha que já passei por diversos tipos de terapias, onde já senti as mais inusitadas situações de um passado, registrado em meu inconsciente.

Para concluir, quero apenas mostrar com isso duas coisas, para você refletir com seriedade e quem sabe também buscar seu equilíbrio:

- a primeira diz respeito a observar como está sua relação com seus pais (mesmo os que já partiram), como ficou essa relação.

- a segunda é pensar como está sua vida atual e compreender que se algo não está bem, pode existir um passado de dor mal resolvido, que está gerando essa situação e precisa ser encontrado e eliminado.

Agora quero só pedir uma coisa a você, que escreva aqui abaixo no campo de postar comentários, qual sua opinião, ou se tem alguma dúvida para perguntar. Quem sabe, juntos poderemos encontrar respostas libertadoras para você.

Transformando e Curando Nossas Vidas
Ieda Perez









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...